x

Partilhar esta página

X

Rita Maltieira

Estudo de Doutoramento

A Tela na Pintura Portuguesa: da sua implementação até à sua produção industrial. Estudo material e técnico.

de Rita Maltieira, rita.maltieira@gmail.com

  • iniciado em 2010, na UCP e sob a orientação da Professora Doutora Ana Calvo (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes/ Universidade Católica Porto) e coorientação da Professora Doutora Joana Cunha (Faculdade de Engenharia Têxtil/Universidade do Minho).
  • Visa a elaboração de um estudo aprofundado das técnicas e materiais de execução do suporte tela na pintura Portuguesa, desde a sua implementação - século XVI - até à sua produção industrial - séc. XIX, bem como identificar posteriores intervenções, fatores de alteração e patologias refletidas no estado de conservação.
  • Pretende contribuir para um conhecimento mais completo e sistemático da tela na pintura portuguesa, desenvolvendo-se o estudo no sentido de:
  • Estudar as fontes documentais e bibliográficas, que permitam contextualizar o uso da tela como suporte de pintura em Portugal (através de encomendas realizadas, da sua produção, da prática de artistas/ateliers e das influências locais ou externas - quer nacionais, quer estrangeiras).
  • Estudar exames científicos já existentes, para entrecruzar dados e informações.
  • Efetuar um registo e estudo técnico-material in situ.
  • Identificar e caracterizar, de forma sistemática, os materiais constituintes utilizados.
  • Analisar os tipos de tecelagem existentes.
  • Relacionar as suas estruturas tecidas e dimensões com os teares utilizados.
  • Identificar e caracterizar costuras presentes.
  • Registar formas de engradamento utilizadas e os tipos de ligação entre estas e a tela.
  • Estabelecer paralelismos entre obras da mesma época, do mesmo autor ou diverso e entre obras de épocas subsequentes.
  • Observar as práticas e os tratamentos a que foram sujeitas (preparação do suporte; existência de uniões de telas; intervenções de conservação e restauro).
  • Averiguar a relação do suporte tecido com problemas de conservação existentes nas pinturas.
  • Estabelecer medidas de conservação preventiva dos suportes em tela, para a sua preservação.
  • Além disso, por se tratar de uma pesquisa numa área que revela inúmeras carências e falta de sistematização, a par da produção nacional, pretende-se enquadra a produção artística nacional no contexto europeu, através de alguns exemplares significativos.

A investigação contribuirá para o conhecimento dos materiais e técnicas utilizadas na Pintura Portuguesa e aprofundará a relação dos artistas com os diversos suportes em tela utilizados e quais as consequências que estes tiveram para a conservação das obras, facto que nunca foi objecto de estudo.

Apresentações e Publicações

Julho 2013
Inart: 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology.

Jan. 2013
I Matrizes de Conservação e Restauro, UCP.

Out. 2012
Tratamientos de refuerzo de suporte en pinturas sobre tela, Museu Thyssen Bornemisza, Madrid.

Set. 2012
VII Jornadas de Arte e Ciência, UCP.

 

SVG Header