x

Partilhar esta página

X

Nina Bessa Cruz

Testemunho

O meu nome é Nina e tenho 30 anos. Filha de pai arquitecto, neta de pintor, desde cedo soube que queria estar ligada a esta área.

No ensino secundário escolhi o agrupamento de Artes e por essa altura descobri a existência de uma profissão que até então nunca tinha ouvido falar, o Restauro!

No restauro encontrei a combinação perfeita para mim. Estar em contacto com grandes obras de arte e desta forma mais próxima dos artistas que as produziram (sempre me fascinou a história dos nossos antepassados), combinada com a componente técnico/prática e no final aliar tudo isto à ciência.

Em 2002 iniciei a Licenciatura em Arte - Conservação e Restauro, com especialização em pintura de Cavalete, na UCP que conclui no final de 2006.

Durante o ano de 2007 conciliei trabalho entre o Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica e a Porto Restauro.

Em 2009, realizei uma Pós-Graduação em Conservação e Restauro de Bens Culturais na UCP.

Desde o meu início de carreira tenho vindo a trabalhar em muitas obras, das quais se destacam:

"Sagrada Família com Santa Ana e S. João Baptista" de Bento Coelho da Silveira (Museu Nacional Machado de Castro), "Apresentação da Virgem no Templo" e " Nascimento da Virgem" de Domingues Vieira Serrão e Simão Domingues (Museu Nacional Machado de Castro), "Retrato do Conde Athanasius Raczynski" de Augusto Roquemont (Museu Soares dos Reis), "A Conversão de S. Bruno" de Domingos Cequeira (Museu Soares dos Reis), Conjunto de pinturas de Aurélia de Sousa (Museu Marta Ortigão Sampaio) e "Adoração do Santíssimo Sacramento" de João Glama Strobërle (Igreja de S. Nicolau, no Porto).

Atualmente trabalho para o Centro de Conservação e Restauro da Católica.

 

CV

 

SVG Header