Apresentação

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa pretende, no seu programa de atividades, afirmar-se como um “art center”, acentuando, para além da sua natural vertente académica e de Investigação multidisciplinar, uma vocação de criação e divulgação de diferentes linguagens artísticas. Pretende-se acrescentar à formação académica e curricular dos alunos o contacto com diversas realidades artísticas, assim como proporcionar a abertura da escola à comunidade com iniciativas abertas ao público em geral.

A Escola das Artes (EA) promove formação nas áreas de Conservação e Restauro, Som e imagem, Cinema, Música, Fotografia, Indústrias Criativas. A Formação avançada, Contínua e Especializada (FACE) da Escola da Artes da Universidade Católica Portuguesa (EA-UCP) pretende criar uma dinâmica que partilhe práticas e conhecimento científico e pedagógico a interessados nestas temáticas, profissionais, escolas e agrupamentos, visando criar condições de melhoria dos processos e resultados de profissionais, escolas e empresas. Ao mesmo tempo, visa produzir conhecimento resultante da articulação teoria/prática/realidade, através oferta de ações de formação nos vários domínios de conhecimento da EA- UCP, com recurso ao do seu próprio corpo docente e a convidados especialistas.

Neste contexto, a Escola quer posicionar-se na intersecção entre as diferentes artes, identificando autores que têm cruzado diversos dos campos, mostrando propostas diferenciadas. A Escola das Artes pretende promover num clima de partilha e colaboração entre artistas e alunos participando no trabalho criativo dos alunos e dos artistas em residência, mas também em colaboração com ao tecido artístico da cidade (museus, ateliers, galerias, escolas artísticas e centros performativos).

O plano de capacitação dos profissionais, das equipas e das lideranças educativas, foi construído através da auscultação das necessidades formativas identificadas pelos profissionais destas diversas áreas. É objetivo geral deste plano a promoção e atualização contínua do conhecimento baseada na investigação desenvolvida fora e dentro da Escola das Artes, bem como todos os objetivos específicos detalhados em cada plano de atividades.

A Escola das Artes dispõe de diversos recursos e equipamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, nomeadamente, laboratório de química e biologia, estúdio fotográfico, oficinas de conservação e restauro, instrumentos musicais, estúdios de gravação áudio e TV.