SVG Header SVG Header
x

Partilhar esta página

  • REVELAÇÕES - A MATÉRIA DA ARTE SOB O OLHAR DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO | EXPOSIÇÃO NA FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA

    26-05-2017 18:00

     

    Org.: Escola das Artes / Conservação e Restauro. Com o apoio da Fundação Manuel António da Mota

    A conservação e restauro de bens culturais constitui uma área científica que se encontra no cruzamento das artes, das humanidades e das ciências. Desde que foi enquadrada no ensino superior que a investigação em conservação e restauro não tem cessado de se desenvolver e de pesquisar as melhores soluções para a protecção do património.

    A salvaguarda, a valorização e a dinamização dos bens culturais constituem responsabilidade de actores específicos do tecido social e cultural, como são as instituições de ensino superior, os organismos que tutelam o património ou as empresas que operam neste ramo de actividade. No entanto, esta responsabilidade é partilhada pela sociedade em geral. A realização de uma exposição que desvenda os processos de conservação e restauro constitui um meio privilegiado para comunicar esta mensagem. A exposição será ainda uma excelente oportunidade para esclarecer aqueles que se encontram na fase de decisão de um curso superior, acerca do que podem esperar da formação neste domínio.

    Núcleos expositivos: Da paleta pré-histórica até ao triunfo da química industrial / Os suportes usados nos objetos artísticos / Técnicas pictóricas e decorativas tradicionais / A dimensão microscópica e invisível na obra de arte.
    Programa de dinamização da exposição: Workshops abertos ao público mediante inscrição; Mesa-redonda sobre reabilitação urbana.

    Exposição patente até fim de julho de 2017.

     

    Escola das Artes
SVG Header

Universidade Católica Portuguesa envolvida em três projetos portugueses distinguidos com o Grande Prémio da União Europeia para o Património Cultural/EUROPA NOSTRA

O Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica Portuguesa - Porto e o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, estiveram envolvidos em três projetos portugueses distinguidos com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/EUROPA NOSTRA, prémio anual considerado a mais alta distinção na Europa no campo do património histórico e cultural, nomeadamente:

Igreja de S. Pedro dos Clérigos- Porto - Prémio Europa Nostra 2017
O Centro de Conservação e Restauro da UCP coordenou os trabalhos de fiscalização da intervenção de conservação e restauro da Igreja e Torre dos Clérigos, que decorreu durante o ano de 2014.
A fiscalização foi executada por uma equipa multidisciplinar e incidiu sobre os trabalhos in situ - pedra, revestimentos em estuque, metais, talha - e no património móvel - pintura sobre tela, mobiliário e escultura.
Este projeto venceu o Prémio Vilalva da Fundação Calouste Gulbenkian em 2015 e o Prémio Europa Nostra de 2017 - Categoria Conservação.

Sé e Museu Diocesano de Santarém - Prémio Europa Nostra 2016
O Centro de Conservação e Restauro da UCP executou a intervenção de conservação e restauro e o estudo técnico e científico de um conjunto de pinturas e esculturas, incluindo um importante retábulo maneirista, proveniente da Igreja Matriz de Tancos, descoberto já num estado de degradação bastante avançado, nos anos 70, pelo Prof. Vitor Serrão, historiador de Arte.
Tratou-se de uma intervenção integrada na requalificação da Sé de Santarém, no âmbito da Rota das Catedrais, que culminou com a abertura do Museu Diocesano de Santarém, em Setembro de 2014.
Este projeto havia já vencido o Prémio Vasco Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian em 2014.

Projeto “SOS Azulejo”- Grande Prémio Europa Nostra 2013
Projeto interdisciplinar desenvolvido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, criado e coordenado por Leonor Sá, investigadora do CECC, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, ao qual foi atribuído, em 2013, o Grande Prémio da União Europeia para o Património Cultural/EUROPA NOSTRA.

 

 

 

 

Apresentação e estreia do documentário “Roda no Ar – Hélder”, realizado por Henrique Manuel Pereira

Terá lugar no próximo dia 27 de maio, pelas 21.30 horas, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, em V. N. Famalicão, a apresentação e estreia do documentário “Roda no Ar – Hélder”, realizado por Henrique Manuel Pereira e produzido pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto).
Na mesma ocasião, decorrerá, ainda, o lançamento do livro “Coitadinho, Eu?”, de Hélder Ferreira, com apresentação do Prof. Doutor Manuel Curado (Universidade do Minho).
O evento contará com a participação do Colégio Ensemble e de Gente Animosa, grupo do Programa Universitário Mais Saber (50+), da Universidade Católica do Porto.

Ver convite
Mais informações
 

Escola das Artes acolhe o Programa de Imersão Empreendedor - 9.º Prémio Nacional Indústrias Criativas

 

A Escola das Artes acolhe pela primeira vez o Programa de Imersão Empreendedor, no âmbito do 9.º Prémio Nacional Indústrias Criativas (PNIC) promovido pela Unicer e Fundação de Serralves. Para os 10 projetos finalistas (foram validadas 276 candidaturas), distribuídos pelas quatro categorias da competição, serão quatro dias (de 8 a 11) de uma formação intensiva. Assim será iniciada uma nova fase de desenvolvimento de conceitos e modelos de negócio. Num registo dinâmico, dá-se uma aproximação efetiva ao mercado, desenvolve-se o espírito de grupo, promove-se o networking e sobretudo leva-se os projetos para um patamar superior.

 

Lista de projetos finalistas:

ARQUITETURA E ARTES VISUAIS  Iguaneye e Wonder Cover
CONTEÚDOS E NOVOS MEDIA   Birdadvisor 360, Data Tailors, ICE - In Case of Emergency e Rádio Miúdos)
MÚSICA E ARTES DO ESPETÁCULO    Sound Particles
TURISMO E PATRIMÓNIO   City Check, Night Out, e Open Museum.

SVG Header






SVG Header