Antigos alunos da EA no Festival Curtas de Vila do Conde

 

Flor do Gás, de João Castelo     

                                                                                                 

Vários antigos alunos da Escola das Artes apresentaram novas produções no Curtas Vila do Conde.

O 26º Curtas Vila do Conde decorreu de 14 a 22 de julho no Teatro Municipal de Vila do Conde, com diversas competições, retrospetivas, uma exposição, debates e workshops. Durante uma semana, o festival tornou-se a capital do cinema português.

No universo do Curtas, a Escola das Artes esteve representada por vários antigos alunos. Uma produção escolar, “Flor do Gás”, de João Castelo, esteve presente na secção competitiva Take One!, dedicada a filmes de escola. Ainda nesta secção, a Escola participou no debate “O Ensino do Cinema”, com várias outras escolas de cinema portuguesas e estrangeiras.

Na competição nacional - na qual são mostrados os melhores filmes do ano - estiveram muitos antigos alunos. Na animação, Alice Eça Guimarães e Mónica Santos apresentaram “Entre Sombras” e David Doutel e Vasco Sá apresentaram “Agouro”. As duas duplas são fundamentais para compreender a pujança atual da animação portuguesa e também a sua diversidade. Ainda na competição, Gonçalo Loureiro mostrou “Sheila”, e Rodrigo Areias estreou “Pixel Frio”, ambos curtas-metragens de ficção. Para além disso, “Declive”, de Eduardo Brito, teve a sua mistura de som feita nas instalações da Escola das Artes.

O festival mostrou ainda alguns filmes de produção própria, nos quais se inclui “A River Through the Mountains”, de José Magro. Realizado na China, no contexto de um convite de um festival local, esta produção teve ainda a participação de Miguel da Santa e Tiago Carvalho, todos antigos alunos da Escola.

 

Para mais informações sobre o festival: http://festival.curtas.pt/