x

Partilhar esta página

X

Seminário Interdisciplinar#9 | Joaquim Sapinho

03.05.2018 18:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

03.05.2018 18:00 Seminário Interdisciplinar#9 | Joaquim Sapinho Link: http://artes.porto.ucp.pt/en/node/16642

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Joaquim Sapinho
Realizador

 

Resumo
Conversa com o realizador Joaquim Sapinho sobre o seu percurso profissional e a sua obra cinematográfica.

 

Biografia
Joaquim Sapinho nasceu em 1964. Estudou Direito e fez o curso de cinema da Escola de Cinema do Conservatório Nacional, onde foi aluno de António Reis. Trabalhou com Paulo Rocha, Jorge Silva Melo e Vítor Gonçalves. A sua primeira longa-metragem, “Corte de Cabelo”, estreou no festival de Locarno em 1995. Todos os seus filmes estiveram presentes nos principais festivais de cinema internacionais, tendo recebido vários prémios. É também professor de Realização do curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema. Fundador da Rosa Filmes, produtora de longas-metragens de realizadores como João Pedro Rodrigues, Vítor Gonçalves, Alberto Seixas Santos, Manuel Mozos e Manuela Viegas, assim como vídeos de Julião Sarmento.

“Mulher Polícia” estreou no Festival de Cinema de Berlim em 2003, “Diários da Bósnia” no Festival de Busan em 2005 e “Deste Lado da Ressurreição” no Festival de Toronto de 2011, onde foi considerado pela Film Comment, pela Lumiére e pela revista do Museum of Moving Image do Lincoln Center como um dos melhores filmes do ano. A sua mais recente longa-metragem, “História de uma Surfista”, estreia a 31 de Maio de 2018.

 

Auditório Ilidio Pinho
Ver cartaz

 

SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES
Os Seminários Interdisciplinares da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa constituem oportunidades privilegiadas de contacto com personalidades reconhecidas nas áreas artísticas, científicas e/ou académicas da Arte, do Cinema ou da Comunicação Audiovisual. Inseridos no currículo académico do Mestrado em Som e Imagem, mas abertos à comunidade em geral (dentro e fora da Universidade), estes eventos permitirão conhecer percursos profissionais, contactar com obras e refletir e discutir ideias com convidados de renome nacional e internacional. Distribuídos ao longo de 11 semanas, os Seminários Interdisciplinares decorrerão de Fevereiro a Maio de 2018, das 18h às 20h.

SVG Header