x

Partilhar esta página

X

Docentes

Álvaro Barbosa

Projetos de Investigação

  • Assistive Real-Time Technology in Singing (2014, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal)
  • DESIRE: Creative Design for Innovation in Science and Technology (2012, European Commission Framework 7, Marie Curie Initial Training Network)
  • COST-IC0601 Sonic Interaction Design (2010, European Union COST Action)
  • COST-287 Gesture Controlled Audio Systems (2007, European Union COST Action)
  • Sound Data Mining (2004, Agência de Inovação, Portugal)

Publicações Relevantes

  • Barbosa, A., Tsang, T. (2017). Sounding Architecture: Inter-Disciplinary Studio at HKU. Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME 2017), Copenhagen, Denmark.
  • Azevedo, M., Barbosa, A. (2014). The creative industries as an integrated factor in a sustainable model for Macao's economic development. Creative Industries Journal, Volume 7(2), 121-133. [Routledge, Taylor & Francis]. doi:10.1080/17510694.2014.962931
  • Gouyon, F., Barbosa, A., Serra, X. (Guest Eds.). (2010). Special Issue on Sound and Music Computing. Computer Music Journal Volume 34 (3). [MIT Press] doi:10.1162/COMJ_e_00018
  • Barbosa, A. (2006). Computer-Supported Cooperative Work for Music Applications. PhD Thesis - Music technology Group; Pompeu Fabra University, Barcelona, Spain. [PhD Thesis, UPF]
  • Barbosa, A. (2005). Public Sound Objects: A Shared Environment for Networked Music Practice on the Web. Organised Sound Volume 10 (3). 233-242. [Cambridge University Press] doi:10.1017/S135577180500097X
  • Barbosa, A. 2003. Displaced Soundscapes: A Survey of Network Systems for Music and Sonic Art Creation. Leonardo Music Journa. Volumel 13, 53-59. [MIT Press] doi:10.1162/096112104322750791
CV DEGOIS

André Baltazar

Projetos Investigação
  • Interactive Art
    • 2017 – Produção, programação e robótica – Untitled, João Onofre – MAAT / Fundação EDP.
    • 2017 – Instalação Interactiva Fons Vitae - MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto.
 
Publicações
  • André Baltazar, Carlos Guedes, Fabien Gouyon, and Bruce Pennycook. A Real-time Human Body Skeletonization Algorithm for MAX/MSP/JITTER. In Proceedings of the International Computer Music Conference, 2010 (Baltazar et al., 2010)
  • Andre Baltazar, Luis Gustavo Martins, and Jaime S. Cardoso. ZATLAB: A Gesture Analysis System to Music Interaction. In Proceedings of the 6th International Conference on Digital Arts (ARTECH 2012) (Baltazar et al., 2012)
  • Andre Baltazar, Luis Gustavo Martins. Zatlab: A Framework for Gesture Recognition and Performance Interaction. In Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts (ARTECH 2015)
  • Baltazar, A. (2016). ZatLab Gesture Recognition Framework: Machine Learning Results. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, 7(2), 11–24. http://doi.org/10.4018/IJCICG.2016070102
  • Andre Baltazar, Luis Gustavo Martins. Zatlab: A Framework for Gesture Recognition and Performance Interaction. Book chapter in "Innovative Teaching Strategies and New Learning Paradigms in Computer Programming", IGI Global 2014
CV DEGOIS

André Perrotta

brevemente

 

CV DEGOIS

Arlindo Silva

Projetos de investigação
  • Fazer Presente as Artes e Ofícios - Um Projecto ao Encontro do Passado e Futuro.
  • Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal.
 
Publicações relevantes
  • Coração e Cinzas. Guimarães: Centro Cultural Vila Flor, 2014. ISBN 978-989-8474-20-9
  • “10 de Março de 2010,” in Projecto Livro: Collecting Collections and Concepts - Capital Europeia da Cultura Guimarães, INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2013. ISBN 978-989-98505-4-5
  • “Ao sair da desfocagem,” in Livro auto-edição, FBAUP, 2012. ISBN 978-972-98517-7-3
  • “Da-li-la,” in Propostas da Arte Portuguesa. Porto: Serralves/Público, Abril 2007. ISBN 978-989-619-108-5

 

CV DEGOIS

Armando Ramos

Projetos de investigação
  • Sonificação de movimento e sinais neuronais no contexto de recuperação hospitalar
  • Design de Som
CV DEGOIS

Baltazar Torres

Som e Imagem

Estudou pintura na FBAUP onde foi Monitor e Assistente na área do desenho e Prof. Auxiliar Convidado na Licenciatura de Pintura e no curso de Mestrado em Pintura. Foi-lhe atribuído o Prémio Eng . António de Almeida para melhor aluno do curso de Pintura. Obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver trabalho artístico. Docente na EA da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Júri da desenho contemporâneo da Fundación CJ de Madrid. Desenvolve trabalho artístico desde 1988 e e é representado pela Galeria Mário Sequeira Portugal e pela Galeria MAM na Áustria.

Fez conferências sobre o seu trabalho artístico na Faculdade de Belas Artes do País- Basco, no Colégio das artes da Universidade de Coimbra, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

CV DEGOIS

Carlos Caires

Som e Imagem

brevemente

CV DEGOIS

Carlos Lobo

Projectos de investigação
  • A Fotografia enquanto uma prática subjectiva.
  • Fotografia e paisagem: novos modos de representação visual.
  • A fotografia entre a representação e ficção.

 

Publicações relevantes
  • Lobo, Carlos “The Dew of Little Things”. França: Loco Editions, 2016
  • Lobo, Carlos “The Idea of Silence”. Paris: Loco Editions, 2015.
  • Lobo, Carlos “Through the Pale dawn”. Paris: Loco Editions, 2015.
  • Lobo, Carlos “Far Far East”. Porto: LEBOP, 2011.
  • Lobo, Carlos “Unknown Landscapes”. Porto: Chromma, 2008.
CV DEGOIS

Carlos Ruiz

Projectos de investigação
  • A construção da narrativa no documentário de autor.
  • A relação entre discurso cinematográfico e a representação da realidade.
  • Novas tendências e novos formatos cinematográficos contemporâneos.
  • A estética e temática do cinema português contemporâneo: autores e obras.
  • A influência das novas tecnologias (HDR; 4K; 3D; VR;) na representação da realidade no discurso cinematográfico.
  • A influência das novas tecnologias na construção e compreensão da narrativa cinematográfica.
  • Narrativas interativas e as novas formas de interação com a realidade.
  • Novos formatos de consumo audiovisual e consequências na construção da narrativa cinematográfica.

 

Publicações relevantes
  • Carmona, C. (2017). The Role and Purpose of Film Narration. Journal Of Science And Technology Of The Arts, 9(2), 7-16. https://dx.doi.org/10.7559/citarj.v9i2.247
  • Carmona, C. (2016). The Ethical Tension Between Artistic Expression and Historical Representation in Documentary Making: The Filmmaker’s Mediation with Reality. Journal Of Science And Technology Of The Arts, 8(2), 19-26. DOI: 10.7559/citarj.v8i2.176
  • Carmona, C. (2016). Cinema and its ability to represent a staged reality. Doc On Line. Revista digital de cinema documentário, 19, 202-212. www.doc.ubi.pt
CV DEGOIS

Carolina Barata

É bacharel em Conservação e Restauro pelo IPT, pós-graduada em Peritagem em Arte/Mobiliário pela ESAD/FRESS, mestre em Química Aplicada ao Património pela FCUL, com dissertação intitulada "Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Escultura Portuguesa Sobre Madeira de Produção Erudita e de Produção Popular da Época Barroca" e doutorada em Geociências pela UA com tese intitulada "Materiais e Técnicas de Policromia da Talha Barroca Erudita e Popular do Noroeste de Portugal”.

Iniciou a atividade profissional em 1996, na área de Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete, Escultura e Talha, tendo colaborado com diversos ateliês privados. Paralelamente, integrou projetos de Conservação de Coleções Fotográficas, nomeadamente no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa.

Em 2005 integrou o corpo docente da área de Arte, Conservação e Restauro da EA/UCP, onde leciona ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento, nas áreas de Escultura, Talha e Pintura de Cavalete. Desde Fevereiro de 2016 coordena o Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais.

É membro do CITAR da EA/UCP e do GeoBioTec da UA. O seu trabalho de investigação incide fundamentalmente sobre a Conservação e os Estudos de Materiais e Tecnologias de Escultura, Talha e Pintura de Cavalete.

Projetos de investigação
  • ARCAer - Architectures and Reliquaries. Conservation and Analysis of Old Reliquary Assemblies (Investigadora Principal).
 
Publicações relevantes 
  • (Aceite para publicação) CUNHA, Diana; BARATA, Carolina; PAIS, Alexandre (2018). Four Reliquary Busts from the Former Monastery of Madre de Deus: Study and Conservation. ECR – Estudos de Conservação e Restauro. Porto
  • PEREIRA, Catarina; GASPAR, Rita; CASTRO, Laura; BARATA, Carolina (2017). Retouching Scientific Photography – The Glass Plate Negatives Collection at the Natural History and Science Museum – University Of Porto. Ge-Conservación 12, 101-110. http://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/540
  • MONTEIRO, Patrícia; BARATA, Carolina; FRADE, José; CANDEIAS, António (2017). The retable of Our Lady of Mercy in the cloister of Oporto's Cathedral: study, conservation and restoration. Ge-Conservación 12, 137-149. http://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/533
  • BARATA, Carolina; ROCHA, Fernando; CRUZ, António João; ANDREJKOVICOVÁ, Slavka; REGUER, Solenn (2015). ‘SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables’, Applied Clay Science 116-117, 39-45. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0169131715300806
  • BARATA, Carolina; CRUZ, António João; ARAÚJO, Maria Eduarda; CARBALLO, Jorgelina COROADO, João; MENDONÇA, Maria Helena (2013). ‘Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca’, Química Nova 1 (36), 21-26. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422013000100005

 

CV online

CV DEGOIS

Cristina Sá

Projectos de investigação
  • Techformance (Theatre+Gaming)

 

Publicações relevantes
  • Sá, Cristina. 2017. “Towards An Ontology Of The Interface: Identifying The Interface As A Mediation Entity”. Leonardo. MIT Press. Just Accepted Publication November, 30, 2017. doi:10.1162/LEON_a_01582
  • Ferreira, Luís S., Sá, Cristina; 2013. "You Are The Material: A Typology Of Artists' Use Of Mass Participation Strategies", In Urban life and Contemporary Arts - Contemp Art '13 proceedings, Istambul.
  • Sá, Cristina. 2012. "Ainda Precisamos de Interfaces? Sobre o interface enquanto complexo mediador", Revista de Comunicação e Linguagens 1, 43/44: 161 - 176.
  • Sá, Cristina. 2009. Design e Interfaces. In As Artes Tecnológicas e a Rede Internet em Portugal, ed. Maria Teresa Cruz and José Gomes Pinto, 36 - 42. ISBN: 9789726999072. Lisboa: Vega.
  • Sá, Cristina. 2005. "A Travessia Do Interface Nas Artes Tecnológicas", Trabalho apresentado em Artech05 2o Workshop Luso-Galaico de Artes Digitais, In 2o Workshop Luso-Galaico de Artes Digitais, Vila Nova de Cerveira.

 

CV online

 

CV DEGOIS

Daniel Ribas

Projectos de investigação
  • Narrativas complexas no cinema português contemporâneo

 

Publicações relevantes
  • Ribas, D., & Cunha, P. (2017). Quebrando Tabus: Para uma Análise dos Modos de Produção no Cinema Português Contemporâneo. In F. García García & P. Alves (Eds.), Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas (pp. 453–490). Madrid: ICONO14/CITCEM.
  • Ribas, D. (2016). Na Solidão de um Campo de Batalha: José Fonseca e Costa, um autor. In J. M. Costa (Ed.), José Fonseca e Costa (pp. 205–244). Lisboa: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.
  • Ribas, D., & Rodrigues, N. (2016). Laboratório Cinemático - Solar, 10 Anos. Vila do Conde: Curtas Metragens, CRL.
  • Ribas, D. (2016). Família e Violência em João Canijo. In M. M. Baptista & F. F. L. Filho (Eds.), Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação (pp. 149–169). Aveiro e Santa Maria: Universidade de Aveiro e Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ribas, D. (2013). 2000-2009: O Cinema do Futuro. In P. Cunha & M. Sales (Eds.), Cinema Português: Um Guia Essencial (pp. 268–299). São Paulo: Sesi/SP.
CV DEGOIS

Eduarda Vieira

  • Licenciatura em História- Especialização em Arqueologia pela Universidade Livre do Porto
  • Mestrado em Recuperação do Património Arquitetónico pela Universidade de Évora
  • Pós-graduação em Museologia pelas Universidades de Brno (Morávia Republica Checa) e Autónoma de Lisboa 
  • Doutoramento em Conservação e Restauro do Património Histórico-Artístico na Universidade Politécnica de Valência (Espanha). 
Projetos de investigação
  • Geo-SR-   (Investigador Principal); Bio4Mural (investigadora associada)  Bionanosculp (investigadora associada).
 
Publicações relevantes
  • 2018, Alquini, Cláudia; Henriques, Frederico; Teixeira, Joana; Vieira, Eduarda – Uma metodologia de documentação gráfica para uma obra de arte contemporânea: o banco de Jardim de Júlio Resende, do Edifício Parnaso (Porto). Conservar Património, nº 25, 2017. DOI: https://doi.org/10.14568/cp2017006
  • 2018, Coutinho, M. Castelo A; Bailão, Ana; Vieira, E. - Estudo metodológico em torno da reintegração cromática de um conjunto de painéis azulejares. Conservar Património, nº 25, 2017. DOI: https://doi.org/10.14568/cp2017004
  • 2016, Marco, A.; Moreira; Pintado, M. ; Vieira, E. –Enzymatic degradation of fungal pigmentation from Wall painting’s isolates. Inc. Col. Res.Appl,2016 [http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/col.22025/full]
  • 2016, Vieira, E. ; Cordeiro, J.M.L. (editors) Património, Museus e Turismo Industrial. Uma oportunidade para o século XXI., Porto, CITAR- APPI]J.M. L. Cordeiro [APPI-] 824 pág., 2016, ISNB: 978-989-20-7252-4- E-book
  • 2013, Maria Fernando Gomes, Eduarda Vieira “As reservas visíveis do Schaulager, em Basileia”, Ge-Conservación nº 5 , pp.65-77 [Em linha]. Disponível em: http://www.ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/145/pdf
 
CV DEGOIS

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Conservação e Restauro e área transversal

Agregado na especialidade de História da Arte, pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Doutor e Mestre em História da Arte pela FLUP.
Professor Catedrático da Escola das Artes da UCP.
Vogal da Direção da Escola das Artes para a área de Arte e Restauro da Escola das Artes.
Diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).
Coordenador do grupo de investigação “Estudos de Arte e Património” do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).
Coordenador do Doutoramento em Estudos do Património.

CV DEGOIS

Henrique Pereira

Projetos de investigação
  • Cinema, Património e Memória (CIPAM)
  • Obra Completa de Guerra Junqueiro (21 vol.)
  • Imaterialidades e Cinema Documental

 

Publicações relevantes
  • Guerra Junqueiro: Fragmentos de unidade polifónica. Porto: Cosmorama, 2015, 536pp. ISBN: 978-989-8029-62-1.
  • O Homem que do lodo fez Estrelas. Bragança: Diocese de Bragança-Miranda, 2017, 368 pp. ISBN: 978-989-99588-9-0.
  • Guerra Junqueiro e A Folha: Primícias. Seguido de índice geral da revista. Coimbra: Tenacitas-Alforria, 2016, 216pp. ISBN: 978-989-8665-21-8.
  • Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro: O Documentário. Olhares e Argumento. Porto: Católica Porto, 2011. ISBN: 978-989-8366-20-7.
  • Património (Cultural) dos Pobres. Porto: Alforria, 2017. ISBN: 978-972-95941-9-9.

 

CV DEGOIS

Jaime Neves

Projectos de investigação
  • Estética do cinema a preto e branco.

 

Publicações relevantes
  • Neves, Jaime. 2017. “A colorização de filmes após Becky Sharp de Rouben Mamoulian (1935). In Atas do VII Encontro Anual da AIM, editado por Ana Balona de Oliveira, Catarina Maia e Madalena Oliveira, 129-138. Lisboa: AIM. ISBN 978-989-98215-8-3
  • Neves, Jaime. 2013. A Decade of Black & White. Journal Of Science And Technology Of The Arts, 5 (1), 90-94. http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v5i1.103
CV DEGOIS

José Carlos Frade

Conservação e Restauro

José Carlos Frade é licenciado em Química, mestre em Química Analítica Aplicada e doutorado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, pela Universidade de Lisboa.

É professor auxiliar convidado na Escola das Artes da UCP e lecciona na área de Conservação e Restauro.

www.researchgate.net/profile/Jose_Frade3

CV DEGOIS

José Ferrão Afonso

 
Projetos de investigação
  • Urbanismo
  • Arquitectura e arte
  • Teoria da arquitetura
  • Teoria da arte
  • História da arte

 

Publicações relevantes
  • A Imagem tem que saltar. A Igreja e o Porto no século XVI (1499-1606). Um estudo de história urbana. Lisboa Fundação para a Ciência e Tecnologia/Fundação Calouste Gulbenkian, 2013
  • A Rua das Flores no século XVI: Elementos para a História urbana do porto quinhentista. Porto: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2001.
  • (Coord): Uma confraria do mar. A Misericórdia de Esposende entre os séculos XVI e XIX. Esposende: Câmara Municipal de Esposende/Santa Casa da Misericórdia de Esposende, 2014.
  • Manuel Luís: um contributo para a história de um mestre pedreiro quinhentista. Separata de Museu, IV Série, nº 6, 1997.
  • Com Ferrão, Bernardo José - Guimarães, património cultural da Humanidade. Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães/GTL, vol. I, 2002.
CV DEGOIS

Laura Castro

Publicações relevantes
  • Arte Pública na Era da Criatividade Digital. Atas do Colóquio Internacional 2017. (Ed. com José Guilherme Abreu). Porto: Universidade Católica Editora/CITAR, 2017. ISBN: 978-989-8835-38-3
  • “Invenções Magníficas da Vida e da Morte. A Obra de Clara Menéres”, in LEANDRO, Sandra; SILVA, Raquel Henriques da (Ed.) Mulheres Escultoras em Portugal. Lisboa: Caleidoscópio, 2016. ISBN: 978-989-658-435-1
  • “A angústia do espectador no espaço da exposição. Considerações sobre a mediação cultural da pintura”, in SABINO, Isabel (Coord.) – And Painting? A Pintura Contemporânea em Questão. Lisboa: CIEBA-FBAUL, 2014. ISBN: 978-989-8771-09-4
  • Exposições de Arte Contemporânea na Paisagem. Antecedentes, práticas actuais e problemática. Porto: Fundação Engº António de Almeida, 2012. ISBN: 978-972-8386-93-1 Júlio Pomar. Imagem, Discurso, Memória. Porto: Cooperativa Árvore, 2012. ISBN: 978-972-9089-51-0
CV DEGOIS

Luís Gustavo Martins

Projetos de investigação
  • MAT - Media Arts and Technology-MAT - Media Arts and Technology (2013-2015)
  • VisualyzArt-VisualyzArt (2013-2014)
  • Plataforma Computacional baseada na Análise de Ambientes Auditivos para a Segregação de Eventos Sonoros em Sinais Musicais-A Computational Framework for Sound Segregation in Music Signals (2011-2014)

 

Publicações relevantes
  • Bernardo, Francisco; Martins, Luis G. P. M. 2014. "Disintermediation Effects on Independent Approaches ro Music Business. ", International Journal of Music Business Research 3, 2: 7 - 27.
  • Martins, Luis G; Lagrange, Mathieu; Tzanetakis, George. 2010. Modeling grouping cues for auditory scene analysis using a spectral clustering formulation. In Machine Audition, ed. Wenwu Wang, 22 - 60. ISBN: 9781615209194. UK: IGI Global.
  • Tzanetakis, George; Martins, Luis G; McNally, Kirk; Jones, Randy. 2010. "Stereo Panning Information for Music Information Retrieval Tasks", Journal of the Audio Engineering Society 58, 5: 409 - 417.
  • Lagrange, Mathieu; Martins, Luis G; Murdoch, Jennifer; Tzanetakis, George. 2008. "Normalized Cuts for Predominant Melodic Source Separation", IEEE Transactions on Audio, Speech, and Language Processing 16, 2: 278 - 290.
  • Lagrange, Mathieu; Martins, Luis G; Tzanetakis, George. 2008. "A Computationally Efficient Scheme for Dominant Harmonic Source Separation", Trabalho apresentado em ICASSP 2008 - 2008 IEEE International Conference on Acoustics, Speech and Signal Processing, In 2008 IEEE International Conference on Acoustics, Speech and Signal Processing, Las Vegas, NV, USA.
CV DEGOIS

Luís Sarmento

Research projects
  • MOG Tidt-II - Sistema de gestão centralizado em ambientes avançado de produção multimédia.
  • Gravação e performance musical, via Internet, numa rede de instrumentos acústicos distribuídos.
  • Casa dos Afectos - Plataforma para a sequenciação em tempo real de conteúdos.
  • Porto Digital - Plataforma de criação de narrativas interactivas para a Web.
  • Porto Virtual no século XVI – Modelação, Texturas e Iluminação 3D.

 

Relevant publications
  • Sarmento Ferreira, L., & Sá, C. (2013). Babel’s Monkeys (2012) . Proceedings of the International Conference xCoAx 2014: Computation, Communication, Aesthetics and X (pp.484-486). Porto: Universidade do Porto
  • Sarmento Ferreira, L., & Sá, C. (2013). You Are the Material: A Typology of Artist's Use of Mass Participation Strategies . Urban Life and Contemporary Arts - Contemp Art '13 conference Proceedings (pp. 3847). Istanbul: DAKAM Publishing
  • Makelberge, N.; Barbosa, A.; Perrota, A.; Sarmento Ferreira, L. (2012). Perfect Take: Experience Design and New Interfaces for Musical Expression . Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME 2012). Michigan
  • Sarmento Ferreira, L.; Carvalho, J. (2008) d.dialogue - human/digital shared space . Proceedings of the 11th Biennial Arts and Technology Symposium at Connecticut College. Connecticut
CV DEGOIS

Luís Teixeira

Projetos de investigação
  • CHIC - Cooperative Holistic view on Internet and Content], POCI-01-0247-FEDER-024498, 2017-2020
  • Project EXPL/MHC-PCL/1011/2013 (2013-2014)
  • MIPA-MOBILE Monitoring psychotherapy with adolescents using mobile applications, EU Lifelong Learning Programme Intensive Program 2011-1-IT2-ERA10-27052, "Art of Sound, Sound of Art"], (2011-2013)
  • Creative Energy Educational Exchange Project (CEEEP)], Lifelong Learning Programme 2007-2013 Leonardo da Vinci, (2009-2010)
  • National Delegate COST ISCH Action IS1004 Webdatanet, 2012-2015
  • Cost Action on Sonic Interaction Design 2007-2011
  • Cost Action 287 - Gesture Controlled Audio Systems 2005-2007
CV DEGOIS

Maria Aguiar

Conservação e Restauro

Doutorada em Conservação de Pintura pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Mestre em Conservação e Restauro de Pintura pela Universidade de Northumbria de Newcastle Upn Tyne, Inglaterra.
Mestre em Conservação e Restauro de Objectos Históricos pela Universidade de DeMontfort, Inglaterra.
Bacharel em Tecnologias de Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar.
Coordenadora da Licenciatura em Arte -Conservação e Restauro.

CV DEGOIS

Maria Guilhermina Castro

Projetos de investigação

  • Processos Psicológicos de Criação de Personagens, Artful Leadership: Developing the New Generation of Servant Leaders through Arts

 

Publicações relevantes

  • Castro, M. G., Palinhos, J., Ribas, D. & Caires, C. S. (Eds.) (2017). Narrative and Audiovisual Creation, CITAR Journal Special Issue, 9(2).
  • Castro, M. G. (2016). Criatividade e cognição na emergência da personagem. In M. G. Castro, C. S. Caires, D. Ribas & J. Palinhos (Eds.) Cartografia das fronteiras da narrativa audiovisual (pp. 105-116). Porto: Universidade Católica Editora.
  • Castro, M. G. (2014). Inner dialectic conflict in characters and narratives. In J. G. P. Bastos, D. Cayolla Ribeiro, & E. Fox (Eds.), Analyses of cultural productions: Papers of 30th Conference of Psyart Porto, 2013 (pp. 225-236) Porto, Portugal: I2ADS.
  • Castro, M. G. (2014). Narrativa e criação de personagem: Um estudo empírico. In N. Zagalo & S. Oliveira (Eds.), Abordagens da narrativa nos media (pp. 21-32). Braga, Portugal: CECS – Centro de Estudos Comunicação e Sociedade.
  • Castro, M. G. (2013). Fidelidade e infidelidade nas relações amorosas. Porto: Universidade Católica Editora.
CV DEGOIS

Patrícia Moreira da Costa

Projetos de investigação

Investigadora Responsável de:

  • BIONANOSCULP (Desenvolvimento de BIONANOmateriais para revestimento anti-microbiano de eSCULturas exteriores metálicas e de Pedra) 195.160,00€ PTDC/EPH-PAT/6281/2014 suportado por fundos nacionais da FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
  • BIO4MURAL (Soluções inovadoras de biotecnologia para remoção de pigmentação e conservação preventiva de pintura mural cultural e historicamente relevante) 238.351,82€, aprovado para financiamento.

 

Publicações relevantes
  • Ayodeji, B., Piccirillo, C., Ferraro, V, Moreira, P.R., Obadina, A.O., Sanni, L.O. and Pintado, M.E. 2017. Screening and molecular identification of lactic acid bacteria from gari and fufu and gari effluents. Annals in Microbiology 67:123–133.
  • Marco, A., Moreira, P. R., Pintado, M. and Vieira, E. 2016. Enzymatic degradation of fungal pigmentation from wall painting’s isolates. Color Research and Application, 41(3):200-301.
  • General, P., Vieira, E., Vieira, M., Frade, J. and Moreira, P. 2016. Restauro da escultura em argamassa armada “Ternura”. Metodologia, critérios e desafios. Actas do DEGRADA 2016- II Encontro Luso-Brasileiro de Degradação de Estruturas de Betão. In portuguese. In Press.
  • Moreira, P. and Pintado, M.E. 2014. “A importância da vida no pó: aerobiologia na conservação preventiva” The importance of life in dust: aerobiology in preventive conservation. Actas das IX Jornadas de Arte e Ciência da UCP | V Jornadas da ARP. 255-262. In Portuguese.
  • Moreira, P.R. 2012. Microorganisms in the museum- why we should care about what´s floating in the air. In Conservation & Preservation Contemporary Art 1st Seminar Integrated Pest Management. Fundação de Serralves. 161-170. English and Portuguese.

 

CV online

CV DEGOIS

Paulo Ferreira Lopes

Depois dos estudos em composição e em arquitetura em Lisboa, iniciei uma longa viagem pelo atlântico em busca de um porto ameno onde os meus sonhos pudessem despertar. Uma curta passagem pala Julliard School of Music em Nova York fez-me perceber que a minha casa era a Europa!

Paris 1994 : Universidade Paris 8, IRCAM, Consevartoire Nationale de Musique, foram algumas das instituições que marcaram para sempre a minha vida por tudo o que nelas aprendi. A ideia do Norte, empurrou-me mais tarde para outros sítios onde descobri a essência da geração de 50 e a visão da geração de 90; INM em Darmstad, ou ZKM em Karlsruhe, ajudaram-me a encontrar uma identidade, mas não um estilo.

Curso de composição da ESML, mestrado em composição Universidade Paris 8 , Doutoramento em música e Informática.

“The analogy of contraries is the relation of light and shade, of height and hollow, of plenum and void.”

CV DEGOIS

Pedro Alves

Publicações relevantes
  • Alves, P. (2018). “Strategies for sustainable development of the UNESCO Creative Cities: conclusions from the XI UCCN Annual Meeting (2017)”. In García García, F.; Taborda Hernández, E. (coord). Actas - VI Congreso Internacional de Ciudades Creativas. Madrid: ICONO 14, pp. 61-75. ISBN: 978-84-15816-25-6.
  • Alves, P. (2017). “As expectativas do espectador na criação de argumentos: da análise a uma proposta de metodologia prática”. In Oliveira, A.B.; Maia, C.; Oliveira, M. (2017). Atas do VII Encontro Anual da AIM. Lisboa: AIM, pp. 268-279. ISBN: 978-989-98215-8-3.
  • Alves, P. (2017) “If you fail to prepare, prepare to fail: a produção fílmica”. In García García, F.; Alves, P. (coord.) (2017). Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas. Madrid: ICONO14/CITCEM, pp. 105-139. ISBN: 978-989-8351-61-6 (Portugal); 978-849-4028-92-2 (Espanha).
  • Alves, P. (2015). “La ficción ‘realizada’: implicaciones y transferencias entre ficción y realidad en la pragmática del cine narrativo”. Madrid: Universidad Complutense de Madrid (tese de doutoramento). Disponível em: http://eprints.ucm.es/34408/
  • Alves, P. (2014). “Pragmática del espectador en las narrativas fílmicas”. In Alves, L. A.; García García, F.; Alves, P. (coord.). Aprender del cine: narrativa y didáctica. Madrid: ICONO14, pp. 69-110. ISBN: 978-84-158-16-07-2.
CV DEGOIS

Pedro Monteiro

Música

Doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Mestre em Musicologia pela Universidade de Valladolid.
Licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Docente em Música.

CV DEGOIS

Pedro Pestana

Projectos de investigação
  • Design Sonoro Interactivo em Contextos de Mediação Social (Gulbenkian Professorship)
  • Processamento Sonoro Adaptativo para Criatividade Musical

 

Publicações relevantes
  • Pestana, P.D., Reiss, J.D., & Barbosa, A. (2017). User Preference on Artificial Reverberation and Delay Time Parameters. Journal of the Audio Engineering Society, Special Issue on Intelligent Audio Processing, Semantics and Interaction. IF:1.123
  • Ma, Z., DeMan, B., Pestana, P.D., Black, D., & Reiss, J. (2015). Intelligent Multitrack Dynamic Range Compression. Journal of the Audio Engineering Society, Vol. 63 (6), pp. 412-426, June 2015. IF:1.123
  • Bernardo, F., Pestana, P.D. & Martins, L. (2015). The Smart Stage: Designing 3D interaction metaphors for immersive and ubiquitous music systems. In International Conference on New Music Concepts (ICNMC 2015), Treviso, Italy.
  • Pestana, P.D., & Reiss, J.D. (2014). A Cross-Adaptive Dynamic Spectral Panning Technique. In Proceedings of the 17th International Conference on Digital Audio Effects (DAFx-14), Erlangen, Germany.
  • Pestana, P.D., Reiss, J.D. & Barbosa, A. (2013). Loudness Measurement of Multitrack Audio Content using Modifications of ITU-R BS.1770. In 134th Audio Engineering Society Convention, Rome, Italy (best paper award).
CV DEGOIS

Ricardo Ferreira

Som e Imagem

Enquanto Professor Auxiliar Convidado da Escola das Artes, leciono na área da animação as disciplinas de Projecto de Multimédia I, Modelação 3D ,Composição e Efeitos Visuais e Texturas e iluminação. Encontro-me em doutoramento na Universidade Católico do Porto. Sou Mestre em Arquitetura e fiz pós graduação em Composição Digital na Pearson College/ Escape Studios (UK).

Antes de iniciar a minha carreira profissional em composição digital e efeitos visuais terminei o meu mestrado em Arquitetura na Universidade Lusíada e trabalhei como artista 3D para visualização arquitetónica. Este trabalho exigiu-me ter a habilidade para olhar as coisas de um ponto de vista técnico e estético, que é algo em que eu acredito ser fundamental na indústria dos efeitos visuais.

Após a conclusão do meu curso em Londres tenho trabalhado em empresas de topo a nível mundial tais como Industrial Light Magic, DoubleNegative, MPC, PrimeFocus, Cinesite, etc.

http://linkedin.com/in/ricardojferreira

“The scientific man does not aim at an immediate result. He does not expect that his advanced ideas will be readily taken up. His work is like that of the planter - for the future. His duty is to lay the foundation for those who are to come, and point the way.”
Nikola Tesla

 

CV DEGOIS

Ricardo Megre

Projetos de investigação
  • Realismo na animação por computador e o vale da estranheza (uncanny valley)

 

Publicações relevantes

  • Gomes, S. U. K; Megre, R. (2016) Animación: Historia y métodos de producción in Alves, P.; García
  • García, F. (coords.) (2016). Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas. Madrid: ICONO14 / CITCEM. (2017)
  • Lourenço, S. Martins, L. G. Tits, M. Wanderley, M. Megre, R. Towards a Multimodal Analysis of European Piano Schools of Music Performance, Proceedings of the 9th Conference on Interdisciplinary Musicology – CIM14. Berlin, Germany 2014
CV DEGOIS

Rui Nunes

Som e Imagem

Mestre em Produção para Cinema e Televisão pela Loyola Marymount University - School of Film and Television, Los Angeles.
Mestre em Teologia pela Boston College School of Theologie and Ministry, Chesnut MA.
Licenciado em Teologia pela Universidad Pontifícia de Comillas - Facultad de Teologia, Madrid.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - ramo Informática e Sistemas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Professor Assistente Convidado da Escola das Artes.
Docente em Som e Imagem.

CV DEGOIS

Sahra Kunz

Publicações relevantes
  • Kunz, S., Megre, R. (2017) Animación: Historia y métodos de producción". In "Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas", ed. Alves, P.; García García, F., 375 - 408 . Madrid: ICONO14 / CITCEM
  • Kunz, S., Ungureanu, M. (2016) Persepolis (2007) – a simbologia no filme e na banda desenhada", CONFIA Proceedings, 151-158, IPCA Barcelos ISBN: 978-989-99465-6-9 (artigo)
  • Kunz, S., Castro, M. (2016) "Hayao Miyazaki - A Viagem de Chihiro", CONFIA Proceedings, 35-45, IPCA Barcelos ISBN: 978-989-99465-6-9 Kunz, S., (2015) "The problem of Realism in animated characters – has the Uncanny Valley been crossed?", CONFIA Proceedings, 73-86, IPCA Barcelos ISBN: 978-989-98241-9-5 (artigo)
  • Kunz, S., Bendazzi, G. (2015) "Stereoscopy". In "Animation: A World History: Volume III: Contemporary Times: 3", ed. Focal Press , 343 - 344. Reino Unido: Focal Press. ISBN: 1138854824
  • Kunz, S. (2014) "Drawing by Algorithm - Simple Thoughts". In Simple thoughts, 187 - 220. Ghent: MER. Paper Kunsthalle. ISBN: 9789491775604

 

CV online
CV DEGOIS

Sofia Serra

Projetos de investigação:
  • Vinculação do Adulto no Ensino de Música
  • Ansiedade na Performance Musical
  • Performance Vocal

 

Publicações relevantes
  • Serra-Dawa, S. (2014). The teacher-student relationship in one-to-one singing lessons: a longitudinal investigation of Personality and Adult Attachment. In S. Harrison and J. O'Bryan (Eds.). Teaching Singing in the 21st Century. Brisbane: Springer Publishing. ISBN: 978-94-017-8850-2.
  • Serra-Dawa, S. (2009). A longitudinal observation of one-to-one western singing lessons: the effects of Personality and Adult Attachment. Proceedings do International Symposium on Performance Science. European Association of Conservatoires (AEC).
  • Serra-Dawa, S. (2006). Teacher – Student relationship in Western classical singing lessons, presented at 9th International Conference on Music Perception and Cognition, In 6th Triennial Conference of the European Society for the Cognitive Sciences of Music, Bologna.
CV DEGOIS

Sónia Neves

Som e Imagem
Projetos de investigação
  • A obra em diálogo com artistas
  • Livros de autor
  • Práticas editoriais independentes.
 
Publicações relevantes
  • “Da opacidade da obra à figuração do artista,” in Arte & Teoria. Cadernos de Teoria das Artes. Série Geral, Vol. 3 ed. 1. Porto: Universidade Católica Editora, 2014, pp.35-42. ISBN: 978-989-8497-04-8
  • “Expor intimidade/Falar intimidade: Elina Brotherus e Carla Filipe,” in Estúdio 5. Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2012, pp.406-412. ISSN: 1647-6158. (Double-Blind Peer Review)
CV DEGOIS

Vasco Carvalho

Som e Imagem

Licenciado em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa, obteve o mestrado em Arte Multimédia pela Universidade do Porto, é doutorando e investigador no Citar-Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes.

Em cinema desenvolve trabalho de capturas, e pós-produção de som, participado em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais.

www.josevascocarvalho.org

CV DEGOIS

Vitor Joaquim

É Licenciado em Realização e tem um Bacharel em Som pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. É doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes, ramo Computer Music pela UCP.

Improvisador electrónico, compositor e artista media. Compôs para dança, teatro, instalações e multimédia. Apresenta-se regularmente ao vivo, um pouco por toda a Europa, ora a solo ora em colaborações diversas com criadores das mais variadas áreas.

Tem editados 7 discos a solo, e cerca de duas dezenas de colaborações, compilações e remisturas internacionais com diversas nomeações de melhor disco do ano em publicações como O Público, O Expresso, Wire, Indie-Rock Magazine e Qwartz Awards.

Para além do seu trabalho sonoro, tem criado e dirigido peças de âmbito transversal em áreas tão diversas como o vídeo mapping, o vídeo art ou a performance contemporânea. Produziu os EME, um festival dedicado às artes às artes experimentais e tem colaborado em programações e assessorado diversos festivais e eventos na Europa.

Foi professor e coordenador pedagógico na ETIC e co-fundador da Restart onde leccionou e foi programador e coordenador de cursos. Actualmente é investigador do CITAR e docente da Escola das Artes em Cinema Internacional, Projeto Artístico e Projeto Final Design de Som.

www.vitorjoaquim.pt

CV DEGOIS

Vitor Teixeira

Publicações relevantes
  • Teixeira, V. (2015): "O Património Industrial de Macau (Até 1999). Estudo das Fábricas de Panchões" In Revista de Cultura, Macau, IACM, International Edition, No. 50 (Heritage edition).
  • Teixeira, V. (2014): “Soldados, Casados, Clérigos e ´Gentios´… A sociedade no império luso-oriental segundo C. R. Boxer”. In Revista de Cultura, Macau, IACM, International Edition, No. 47.
  • Teixeira, V. (2012): “Iconografia. Para uma Semiótica da Arte”. In Cadernos de Teoria das Artes, pp. 103-118. Porto: CITAR & Universidade Católica Editora.
  • Teixeira, V. (2012): “Representar o Irrepresentável. Para uma Semiótica do Invisível”. In Cadernos de Teoria das Artes, pp. 81-92, Porto: CITAR & Universidade Católica Editora.
  • Teixeira, V. (2010): “Fr. Paulo da Trindade, OFM. Cronista Macaense”. In Revista da Cultura, Macau, IACM, International Edition, No. 28.
CV DEGOIS
SVG Header