x

Partilhar esta página

X

Pós-Graduação em Creative Coding

PrintPrint
Português

 

APRESENTAÇÃO

Desde a sua criação em 1997 a Escola das Artes tem promovido a área das Artes Digitais: Pós Graduação em Artes Digitais (1997), Mestrado em Som e Imagem- especialização em Artes Digitais (1998-2001), criação Festival Olhares de Outono (2000-2011), criação do CITAR como instituição de acolhimento das atividades de criação e investigação artística da Escola (2004), programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologias das Artes (2007), criação Pós-Graduação em Design Digital (2010).

Seguindo esta tradição de inovação, a Escola das Artes criou a Pós-Graduação em Creative Coding. Creative Coding está associada ao uso de sistemas computacionais para fins criativos ou como meio de expressão, envolvendo recursos multimédia (texto, áudio, imagens e vídeo), assim como novas formas de interação entre pessoas e sistemas computacionais interativos, podendo, ou não, assumir o carácter de um produto comercial.

 

Creative Coding aborda o diferente uso criativo das ferramentas computacionais, em específico, a programação, incluindo desenvolvimento de aplicações interativas, jogos, design, arquitetura, engenharia eletrónica que podem ser, ou não, entendidos como arte em sentido estrito. Este curso tem como objetivo capacitar profissionais que atuam em sectores criativos com o domínio de técnicas de codificação criativa para que sejam capazes de utilizar código como um meio para criar novos trabalhos como parte integrante da sua prática artística e profissional. Promove a inovação ao fomentar a capacidade de pensar “fora da caixa”.

 

OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

  • Conhecer ferramentas de codificação open source;
  • Conhecer ferramentas e técnicas de criação de diferentes tipos de media digital (texto, áudio e gráficos);
  • Desenvolver aplicações computacionais que manipulem media digital;
  • Conhecer ferramentas open hardware;
  • Desenvolver aplicações informáticas que interajam com diferentes dispositivos físicos.

A Pós Graduação “Creative Coding” é uma oferta “practice-based” concebida para ensinar e desenvolver conhecimentos de programação elementares no contexto da criação artística. Não é necessário conhecimento de programação prévio, apenas a vontade de explorar o código a um nível mais técnico, com o objetivo de utilizar sistemas computacionais como meio expressivo, analítico e de visualização. Os alunos assimilarão conhecimentos básicos de codificação como variáveis, ciclos, funções, criação de elementos gráficos e áudio, interface entre software e hardware, e funcionamento em rede. Terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos no desenvolvimento de projetos nas UCs de Estúdio.

Escola das Artes
Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
ECTS: 
40
Coordenação: 

Prof. Doutor Luís Teixeira

SVG Header