Conservação e Restauro de Vidro – Métodos e Materiais Para Colagens e Preenchimentos

PrintPrint

Enquadramento

O workshop em conservação e restauro de vidro vem colmatar uma lacuna na formação em Conservação e Restauro, em Portugal, na área dos materiais inorgânicos.

A escassa oferta de cursos de formação avançada com uma forte componente prática, dirigida a profissionais e estudantes de Conservação, refletiu-se, na primeira edição deste workshop, na acentuada procura a nível nacional.

Com esta segunda edição pretende-se oferecer aos interessados que não puderam participar a oportunidade de tomar contacto com os mais recentes materiais e metodologias aplicados à colagem e ao preenchimento de lacunas em objetos de vidro.

Objetivos

Dado o caráter eminentemente prático da formação, o principal objetivo é o de orientar a experiência individual de cada participante na aplicação das técnicas e materiais de colagem e preenchimento de lacunas em materiais vítreos.

Será incentivada a discussão entre os diferentes participantes com vista à partilha de experiências e definição de soluções para os diferentes tipos de problemas.

Serão disponibilizadas as principais referências bibliográficas que constituem o suporte científico da prática lecionada.

Modelo Pedagógico

O workshop será iniciado com uma revisão teórica sobre a constituição do vidro, respetivos fatores de alteração e técnicas mais comuns de colagens e preenchimentos de lacunas. A sessão teórica será finalizada com um debate sobre as vantagens e inconvenientes de algumas opções de colagem e reconstituição ou não reconstituição de lacunas.

A componente prática será iniciada com a demonstração das técnicas de colagem e preenchimento que serão praticadas neste workshop.

Em seguida, cada participante exercitará as metodologias propostas sobre um objeto de vidro fornecido.

Finalmente, concluir-se-á a formação com a abertura de novo debate sobre a prática desenvolvida e a partilha de experiências.

Área de Estudos:
Grau de Ensino:
Formação Avançada
Campus:
Campus Foz
Destinatários:

Conservadores-restauradores e estudantes de Conservação e Restauro.

Horários:

20 horas (8+8+4)