Mestrado em Cinema

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Corpo Docente: 

Artistas Convidados 2018/19

Todos os anos, a Escola das Artes recebe artistas e realizadores convidados para tutorias de projeto, workshops e aulas. Pode consultar a lista dos Artistas Convidados 2018/19

Carlos Ruiz
Realizador espanhol com diversos filmes documentais e uma longa-metragem de ficção, em que procura refletir sobre a vida contemporânea e as suas contradições. Recebeu diversos prémios como realizador e produtor. O seu último trabalho, CRU, teve a sua estreia no Dok Leipzig, em 2017. É Doutorado em Ciências e Tecnologia das Artes, com especialização em Cinema e Audiovisual (documentário), pela Universidade Católica Portuguesa. Foi professor no South Thames College, Goldsmith College, South Barbican University, Kingsway College e no City and Islington College em Londres entre 1992-2000. É professor auxiliar da Escola das Artes e investigador do CITAR. Tem publicado diversos artigos na área do documentário.

Daniel Ribas
Daniel Ribas (Porto, 1978) é investigador, programador e crítico de cinema. Professor auxiliar Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, é membro da direção do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes e editor do CITAR Journal. É, ainda, programador do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival – do qual foi Diretor Artístico entre 2016 e 2018 – e do Curtas Vila do Conde. Doutor em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e do Minho, escreveu diversos artigos e capítulos de livros sobre cinema português, cinema contemporâneo e documentário.

Diogo Costa Amarante
Diogo Costa Amarante formou-se em Direito antes de fazer a sua estreia com o documentário Jumate, exibido em inúmeros festivais internacionais e ganhou vários prémios. Em 2009, participou no Talent Campus da Berlinale. O seu filme As Rosas Brancas foi exibido no programa Berlinale Shorts em 2014. Graduado em cinema na Tisch School of the Arts em Nova York. Ganhou o Urso de Ouro de melhor curta-metragem com Cidade Pequena, na Berlinale 2017.

Guilherme Blanc
Licenciado em Direito pela Universidade do Porto e Mestre (MA) em Cultural Policy and Management pela City University London. Entre 2010 e 2014 lecionou em diferentes cursos de licenciatura e de ensino pós-graduado no âmbito da Política e Gestão Cultural e trabalhou como curador independente em inúmeros projetos, tendo colaborado com instituições como o Institute for Contemporary Arts (ICA), o Institut français, a Whitechapel Gallery e o Barbican Center, na exibição de cinema e filmes de artistas portugueses. Em 2012, integrou a equipa de “Fundraising” do Barbican Center e no ano seguinte foi convidado para a posição de Adjunto do Vereador Paulo Cunha e Silva na Câmara Municipal do Porto. Atualmente é Adjunto do Presidente da Câmara Municipal do Porto para a área da Cultura.

João Ribas
João Ribas é crítico e curador de arte. Estudou Estudos Culturais e Filosofia na New School for Social Research (Nova Iorque). Começou por estagiar no MoMA PS1, centro de arteexperimental contemporânea integrado no museu de arte moderna de Nova Iorque, e depois tornou-se curador do Drawing Centre (2007-2009). A partir de 2009, transferiu-se para o MIT List Visual Arts Centre, em Massachussets, onde permaneceu até 2014. Em 2014 regressou a Portugal para assumir funções de diretor-adjunto do Museu de Serralves, instituição na qual, exerceu funções de Diretor até janeiro de 2019.

Luiz Camillo Osorio
Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPQ e curador do Instituto PIPA. Entre 2009 e 2015, foi Curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015, foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Em 2016 fez a curadoria da exposição “Calder e a arte brasileira”, no Itaú Cultural e em 2017, a curadoria do 35º Panorama da arte brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo, museu ao qual pertenceu ao conselho de curadoria, entre 2006 e 2008. Foi crítico de arte do jornal O Globo entre 1997 e 2008. Publicou ensaios e críticas em revistas e catálogos e fez curadorias independentes no Brasil e no exterior.

Nuno Crespo
Nuno Crespo é doutorado em Filosofia, pós-graduado em Estética e licenciado em Filosofia, sempre na Universidade Nova de Lisboa. Foi investigador na Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho é dedicado à interdisciplinaridade entre arte, arquitetura, crítica e história da arte e da filosofia. Publicou em revistas científicas, mas também como crítico de arte. Tem uma longa carreira como curador. Coordenou o projeto de pesquisa Arte. Crítica. Política no Instituto de História da Arte. Atualmente é Diretor da Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Sabeth Buchmann
Sabeth Buchmann é historiadora e crítica de arte, dividindo o seu tempo entre Berlim e Viena. É Professora de Arte Moderna e Pós-moderna na Academia de Belas Artes de Viena. Juntamente com Helmut Draxler, Clemens Krümmel e Susanne Leeb, co-edita “PoLYpeN”, uma coleção sobre crítica de arte e teoria política, publicada pela b_books (Berlim). Tem também várias publicações sobre temas relacionados com a arte: “Art After Conceptual Art” (2006), “Produktion – Technologie – Subjektivität bei Sol LeWitt, Yvonne Rainer und Hélio Oiticica” (2007), “Film, Avantgarde und Biopolitik” (2009) e “Hélio Oiticica, Neville D’Almeida and others: Block-Experiements in Cosmococa” (2013).