Mestrado em Cinema

PrintPrint
Plano de Estudos: 

1.º ano - 1.º semestre

Unidade Curricular

Horas

ECTS

Cinema Contemporâneo

28

5

Crítica e Curadoria

28

5

Teoria da Arte

28

5

Projeto I

84

15

 

1.º ano - 2.º semestre

Unidade Curricular

Horas

ECTS

Arte e Cinema

28

5

Temas da Cultura
Contemporânea

28

5

Seminário Interdisciplinar

28

5

Projeto II

84

15

 

2.º ano - 2.º semestre

Unidade Curricular

Horas

ECTS

Projeto / Estágio / Dissertação

56

60

 

1.º ano - 1.º semestre
Cinema Contemporâneo
Nas últimas duas décadas, o cinema tem sofrido profundas alterações, com um conjunto de novos autores e uma diversificação de propostas criativas. Nesta unidade curricular, abordar-se-ão algumas das práticas mais significativas, como: minimalismo, cinema sensorial, cinema híbrido, slow cinema, melodrama, novo realismo. Estas práticas serão abordadas a partir de um cinema alternativo de grande diversidade geográfica e cultural, desenvolvendo questões centrais da contemporaneidade.

Crítica e Curadoria
A prática de pensar um projeto artístico, sobretudo no contexto da arte contemporânea, exige um pensamento coerente sobre a história e sobre a dimensão conceptual e técnica do espaço expositivo. Esta unidade curricular suporta-se em exemplos paradigmáticos da arte contemporânea, sobretudo na relação com as imagens em movimentos e com textos essenciais da crítica de arte.

Teoria da Arte
Nesta unidade curricular, pretende-se discutir as grandes tendências da teoria da arte ao longo da história, sobretudo a partir de um olhar discursivo sobre a obra de arte e os seus contextos produtivos. Dar-se-á especial atenção a correntes contemporâneas destas teorias, permitindo compreender o lugar do artista no contexto do cinema e da arte contemporânea.

Projeto I
O mestrado tem como objetivo ser um espaço de criação. Esta unidade curricular irá desenvolver um projeto artístico prático ou curatorial/teórico, tendo como ponto de partida a multiplicidade de registos que o cinema e as artes visuais permitem. Este projeto será desenvolvido a partir de uma ideia, de uma pesquisa intensiva e da sua pré-produção.

 

1.º ano - 2.º semestre
Temas da Cultura Contemporânea
Os projetos artísticos nascem também das preocupações centrais do mundo contemporâneo, sobretudo a partir de uma dimensão teórica que atravessa a sociologia, a filosofia, os estudos culturais ou a antropologia. Nesta unidade curricular, serão lidos e debatidos textos centrais do pensamento contemporâneo, desde Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman, Giorgio Agamben, Stuart Hall, etc.

Arte e Cinema
A presença no cinema na sala expositiva tem uma história muito particular, que inicia com as experiências dos cinemas de vanguarda e tem a sua principal fundação no cinema experimental surgido na década de 1960. Para além dessa história, esta unidade curricular procurará evidenciar autores centrais da arte cinemática e das diferentes tendências que se têm observado na prática contemporânea.

Seminário Interdisciplinar
Este seminário irá trazer convidados especiais – artistas, realizadores, académicos, curadores – que têm desenvolvido trabalhos artísticos no contexto do cinema ou da arte contemporânea. (Em 2018/19, este seminário resultou nas Aulas Abertas Arte & Ecologia).

Projeto II
Na sequência de Projeto I, esta unidade curricular irá desenvolver um projeto criativo ou de curadoria que foi pré-produzido no primeiro semestre. Pretende-se que o projeto seja executado e apresentado em formato tradicional de filme para sala de cinema, ou também em contexto expositivo.

 

2.º ano
Projeto Final / Dissertação / Estágio
No 2º ano do curso, os alunos poderão optar entre três vias distintas de conclusão do seu percurso de formação: 1) projeto autoral no contexto do cinema ou da arte cinemática, quer sob um perfil artístico-técnico, quer do ponto de vista curatorial; 2) estágio profissional numa empresa ou instituição de referência na área artística e/ou cinematográfica, acompanhados por um especialista da entidade de acolhimento e de um docente interno da Escola das Artes; 3) dissertação de caráter mais teórico-científico em torno de questões fílmicas e artísticas relevantes para o espectro de formação e investigação do curso.