Mestrado em Cinema

PrintPrint

Aguarda acreditação final da A3ES.

O novo Mestrado em Cinema da Escola das Artes é uma formação avançada em cinema contemporâneo, permitindo aos alunos desenvolver as suas competências criativas e técnicas a partir de projetos individuais. Ao longo dos dois anos, os alunos poderão escolher um foco específico de trabalho – quer seja num cinema mais “clássico”, quer seja em projetos instalativos – ao mesmo tempo que serão imersos no pensamento artístico contemporâneo, desafiados a entender as diversas modalidades das imagens em movimento e a forma como o cinema é um lugar de reflexão sobre o mundo.

O Mestrado está estruturado numa unidade curricular central de Projeto, que permitirá desenvolver todas as competências técnicas e artísticas. Esse Projeto será acompanhado por um professor coordenador, assim como por artistas e cineastas convidados, que farão uma orientação tutorial durante o ano. O Mestrado, sendo uma formação avançada, permitirá, no seu segundo ano, a escolha de uma via diferenciada que pode resultar numa de três vertentes:

  1. desenvolver um projeto final artístico (um filme; uma instalação; um projeto curatorial).
  2. fazer um estágio profissional em produtoras portuguesas de grande prestígio (Bando à Parte, Cimbalino, CRIM, Farol de Ideias, Filmes da Mente, Fronteira Filmes, Midas Filmes, O Som e a Fúria, O Verde Jardim, Real Ficção, Red Desert, Fundação de Serralves, Take It Easy, Terratreme, Vende-se Filmes);
  3. desenvolver um projeto de investigação no contexto das práticas de investigação da Escola das Artes;

 

Características distintivas:

  1. Mestrado centrado em desenvolvimento de projetos artísticos individuais
  2. Acompanhamento tutorial com os artistas e realizadores convidados (no último ano, a Escola das Artes teve professores convidados como Filipa César, Ana Vaz, Salomé Lamas, João Salaviza, João Canijo, entre outros).
  3. Instalações e equipamentos de cinema de qualidade profissional, incluindo captação, pós-produção de imagem e som (mais informações aqui)
  4. Uma oficina com condições para construção de elementos físicos para instalações
  5. Um orçamento de produção para o projeto final, tanto de financiamento da Escola das Artes como do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA)

 

Principais objetivos de aprendizagem:

  1. Desenvolver capacidades para a compreensão, crítica e análise de uma obra cinematográfica e/ou obra de cruzamento entre o cinema e as artes visuais.
  2. Adquirir um conhecimento informado sobre o cinema contemporâneo e a sua relação com a arte contemporânea.
  3. Desenvolver um pensamento estruturado sobre as grandes questões do tempo contemporâneo, que se possam refletir numa criação artística.
  4. Compreender o espaço do cinema no contexto cultural contemporâneo e as dinâmicas de programação e curadoria artísticas.
  5. Desenvolver competências complexas, técnicas e artísticas na área do cinema (realização, produção, direção de fotografia, escrita de argumento, direção de arte e pós-produção), assim como no seu campo expandido (instalação).
  6. Desenvolver uma identidade artística, concetual e crítica.
Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
2º Ciclo
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
120
Campus: 
Campus Foz
Coordenação: 

Prof. Doutor Daniel Ribas
dribas@porto.ucp.pt

Contactos: 

Universidade Católica | campus Foz

Serviços Académicos | Estudos Avançados e Formação

Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169 - 005 Porto t. + 351 22 619 62 43 | e. formacao.avancada@porto.ucp.pt

Observações: