Apresentação | Presentación

O II Congresso Ibero-americano de História do Mobiliário é dirigido aos estudiosos que investigam no âmbito do móvel e do design de interiores em Espanha, Portugal e Iberoamérica. Nasce como um fórum de encontro para expôr os resultados das investigações mais recentes, com perspectivas multidisciplinares e uma ampla abrangência cronológica, que vai desde a Idade Média até à actualidade.

O móvel é um objecto amovível que serviu ao longo da História da Humanidade, desde o Neolítico, para apoiar diferentes actividades quotidianas. Para além da sua faceta utilitária, desempenhou outros papéis sociais, simbólicos, religiosos e representativos. É indesmentível que, para além das evoluções técnicas ou materiais, todo o móvel comunica um significado, que vai para lá da sua individualidade ou do seu seu uso, e retrata uma época, uma sociedade e um modo de entender a sociabilidade ou a privacidade.

O congresso encontra-se organizado em seis mesas, que correspondem aos mesmos eixos temáticos relacionados com o mobiliário religioso, o design de interiores, o móvel vinculado ao Movimento Moderno, o mobiliário popular, as colecções vinculadas a estes objetos, bem como a sua conservação e restauro.

O congresso decorrerá nos dias 13 e 14 de Setembro de 2018 e contará com um terceiro dia (15 de Setembro) de visita ao Mosteiro de Arouca.

A organização prevê a publicação de actas, seguindo as suas normas editoriais e após a revisão por pares.

Exposição
Catálogos europeus de mobiliário (e outra documentação relativa), na Sala de Exposições da Escola das Artes; inauguração no dia 13 de Setembro, às 19h.

Programa social para o terceiro dia
Visita ao Museu do Mosteiro de Arouca; almoço no Restaurante Parlamento (pagamento individual).

Datas
Entrega de resumos (uma folha): 31 Março 2018
Enviar o resumo para Margarida Dinis (mdinis@porto.ucp.pt)
Selecção e indicação aos comunicantes: 30 Abril 2018

Local
Auditório Carvalho Guerra - Campus da Foz (Porto) da Universidade Católica Portuguesa

Curso de Doutoramento em Estudos de Património da Escola das Artes
CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (EA / UCP)

El II Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble está dirigido a los estudiosos que investigan en el ámbito del mueble y el diseño de interiores en España, Portugal e Iberoamérica. Nace como un foro de encuentro para exponer los resultados de las investigaciones más recientes, desde perspectivas multidisciplinares y con un amplio arco cronológico desde la Edad Media hasta la actualidad.

El mueble es un objeto movible que ha servido a lo largo de la historia de la humanidad, desde el Neolítico, para apoyar diferentes actividades cotidianas. Además de su faceta utilitaria, ha tenido otros roles sociales, simbólicos, religiosos y representativos. Es indudable que, además de evoluciones técnicas o materiales, todo mueble comunica un significado, como las sillas de Van Gogh, que va más allá de su individualidad o su uso y retrata una época, una sociedad y unas formas de entender la sociabilidad o la privacidad.

El congreso se ha estructurado mediante seis mesas que se corresponden con sendos ejes temáticos relacionados con el mobiliario religioso, el diseño de interiores, el mueble vinculado al Movimiento Moderno, el movimiento popular y las colecciones vinculadas a estos objetos además de la restauración de mobiliario.

El Congreso se celebrará los días 13 y 14 de septiembre de 2018 y contará con un tercer día (15 de septiembre) de visita al Monasterio de Arouca.

La organización prevé la publicación de actas, siguiendo sus normas editoriales y después de la preceptiva revisión por pares ciegos.

Exposición
Catálogos europeos de mobiliario, en la Sala de Exposiciones de la Escuela de las Artes; inauguración el día 13 a las 19h acompañado de un pequeño cóctel.

Programa social para el tercer dia
Visita al Museo del Monasterio de Arouca; almuerzo en el Restaurante Parlamento (pago individual)

Entrega de resúmenes (una hoja): 31 Marzo 2018
Enviar el resumen a Margarida Dinis (mdinis@porto.ucp.pt)